Notícias

LUSÁGUA NO CAPITAL (35%) DA SPHERAA

Logo lus%c3%a1gua

A Luságua, Serviços Ambientais, do grupo Aquapor, subscreveu o aumento de capital proposto pela Spheraa – empresa de sistemas de produção de hidroenergia em redes de abastecimento de água, potável e residual – passando a deter uma posição maioritária na empresa.

 

Recorde-se que ambas as entidades, através de consórcio, já lançaram em Portugal a T.E.R.E.S.A. (Turbina de Energia Renovável em Sistema de Abastecimento), através da instalação da Central Hidroeléctrica do Carvoeiro-Vouga, em Aveiro.

 

Este projeto, pioneiro na Península Ibérica e vencedor dos Green Project Awards 2012, representou um investimento de 250 mil euros, integralmente suportados pelo consórcio e traduz-se na instalação de uma central com 85kW de potência instalada, com uma produção anual de 500.000 kW.h por ano, evitando a emissão de 200 toneladas de CO2 por ano.

 

Assim, os acionistas de referência da Spheraa são agora o ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade), o fundo ISQ Capital, (da ASK) e a Luságua.

 

“A entrada da Luságua no capital da Spheraa é muito relevante, pois a passamos a ter um parceiro estratégico com posição relevante no nosso principal mercado, os sistemas de abastecimento de água. Por outro lado, a entrada de capital, vai permitir desenvolver os projetos em pipeline, novos produtos e continuar a crescer quer em Portugal quer no estrangeiro”, afirma o responsável da Spheraa, João Alves Pereira. 

 

Esta operação dá seguimento à estratégia de diversificação da Luságua para as áreas de produção de energia – biogás, mini-hídricas e instalação de painéis fotovoltaicos nas coberturas de reservatórios – e também de projetos de tratamento de efluentes industriais ‘chave-na-mão’.

 

O resultado deste processo de diversificação e internacionalização tem-se reflectido num crescimento anual consistente desde 2009, tendo em 2011 registado um volume de negócios de €13M, contra os €6,2M registados em 2008.