Notícias

Seminário regional norte sobre gestão de resíduos sólidos urbanos, Nampula - Moçambique

Log%c3%b3tipo visaqua

 

A VISAQUA, participada da AQUAPOR – Serviços, S.A., foi convidada a participar no Seminário Regional Norte sobre Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos que decorreu em Nampula nos dias 17 e 18 de Março (2016) no âmbito do PROSIGRU (Projeto para o Reforço do Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos). Este seminário, organizado em parceria por MITADER, Associação Internacional de Voluntários Leigos (LVIA) e Associação Nacional de Municípios de Moçambique (ANAMM), destinava-se à partilha de experiências de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (GRSU) entre técnicos dos municípios da Região Norte de Moçambique. Estiveram presentes cerca de 14 municípios.

A VISAQUA foi a única empresa do sector privado a marcar presença no evento, consequência do desempenho demonstrado no Seminário sobre GRSU na Região Sul e do reconhecimento das valências técnicas e forma de trabalhar pela organização.

No primeiro dia, VISAQUA apresentou a solução de gestão implementada no contrato de recolha de RSU no município da Matola, incluindo os meios afetos e questões de estaleiro, oficina mecânica e gestão de frota. Os participantes demonstraram muito interesse nas soluções apresentadas e vontade de ter acesso aquele tipo de serviços. O segundo dia ficou reservado para discussão da erradicação de lixeiras e implantação de aterros sanitários, tarifas e meios para melhoria da GRSU. A parte final do seminário foi reservada para trabalhos em grupo sobre o modelo para Regulamento Municipal para a GRSU, desenvolvido pelo MITADER. A mensagem é que todos os municípios já deviam ter definido e implementado o respetivo Regulamento Municipal de Gestão de Resíduos Urbanos, respeitando as instruções do Governo Central, no caso, via MITADER.