Notícias

AEPSA NOMEIA DIRETOR GERAL

Logo aepsa

 

João Gomes da Costa é, desde dia 1 de julho, o novo diretor geral da maior associação do sector do Ambiente em Portugal, a Associação das Empresas Portuguesas para o Setor do Ambiente (AEPSA).

A Associação nomeou o ex-quadro da EFACEC e ex-administrador da Águas de Cascais e da Águas do Sado, com o intuito de contribuir para a consolidação de um setor ambiental sustentável em Portugal.

O presidente da AEPSA, Diogo Faria de Oliveira, entende que este é o momento para fortalecer o setor, para contribuir ainda mais para a economia nacional e bem estar dos portugueses.

“João Gomes da Costa reforça-nos neste esforço para clarificar o papel dos vários intervenientes, designadamente do papel atribuível ao Estado e ao setor privado, apoia-nos na consolidação de um setor empresarial forte, que contribua positivamente para a economia e para o ambiente em Portugal e vai, ainda, ajudar-nos na afirmação da AEPSA enquanto interlocutor privilegiado entre os seus associados e as autoridades portuguesas com influência no domínio do ambiente”, sublinha o presidente da Associação.

João Gomes da Costa tem já definidas as suas orientações, centradas na clarificação do enquadramento legal, designadamente no apoio às alterações da Lei de Delimitação de Setores e na cooperação com o Governo na definição das políticas para o setor.

Por outro lado, e não menos importante, o responsável destaca a procura da igualdade de acesso aos fundos comunitários entre as empresas associadas e o setor empresarial do Estado.

“Iremos unir esforços para, a médio prazo, fortalecer o papel do setor privado nas estratégias do Governo, quer para o abastecimento de água e saneamento de águas residuais, quer para os resíduos e materiais reutilizáveis, e, ainda, desburocratizar o setor, de modo a que o cidadão comum possa ter uma perceção do valor das políticas ambientais e não que estas continuem um empecilho à sua atividade normal”, afirma.

Para o responsável, é importante, neste momento de crise, assegurar a preservação de alguns princípios básicos, vitais para qualquer sociedade organizada.

“Para a AEPSA é importante assegurar o princípio da igualdade dos cidadãos perante a lei, quer como entidades individuais, quer colectivas. Daqui decorre o princípio da transparência entre todos os agentes que intervêm no setor do ambiente, parecendo natural que todos fiquem sujeitos às mesmas leis e às mesmas práticas”, conclui João Gomes da Costa.

NOTAS CURRICULARES:

- Entre 1979 e 1984: diretor de serviços no Ministério da Indústria;
- Entre 1984 e 2006: chefe de divisão, diretor e diretor geral na empresa Efacec;
- Entre 2000 e 2004: administrador nas empresas Águas de Cascais e Águas da Figueira;
- Entre 2006 e 2009: administrador executivo na empresa Águas de Cascais, presidente do conselho de administração da empresa Tratave e administrador na empresa Águas da Figueira;
- Após 2009: administrador nas empresas Águas de Cascais e Águas do Sado e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Águas da Figueira;
- Desde 1 de julho: diretor geral da AEPSA.