Notícias

PLANALTO BEIRÃO COM MELHOR ÁGUA DO PAÍS PARA CONSUMO HUMANO

Eta mosteiro de fr%c3%a1guas

 

A água para consumo humano, distribuída pela empresa ÁGUAS DO PLANALTO, captada na Barragem da Ribeira do Paul e tratada na Estação de Tratamento de Água de Mosteiro de Fráguas (Tondela) está entre as que apresenta melhor qualidade para consumo humano em todo o país, revela a ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) no seu Relatório Anual do Sector de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP2010).

Para a ÁGUAS DO PLANALTO, empresa detida pela AQUAPOR e concessionária do sistema intermunicipal de Abastecimento de Água aos municípios de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela, o desempenho alcançado perante o rigor dos testes realizados é um carimbo de inequívoca qualidade.

“A água tratada na ETA de Mosteiro de Fráguas registou 100% de cumprimento dos valores paramétricos definidos por lei, depois de realizadas 876 análises de água recolhida na torneira do consumidor”, revela Narciso Matias, administrador da ÁGUAS DO PLANALTO.

O mesmo responsável sublinha o papel decisivo da ETA (Estação de Tratamento de Águas) de Mosteiro de Fráguas na obtenção dos resultados divulgados pela ERSAR.

“A ETA de Mosteiro de Fráguas tratou, em 2010, um caudal médio diário de 8 milhões de litros de água, o que permitiu abastecer com a melhor água do país cerca de 50 mil habitantes”, acrescenta.

Refira-se que as colheitas das amostras da água foram efectuadas por técnicos devidamente certificados para o efeito por um organismo de certificação acreditado pelo IPAC.

Por sua vez, estas amostras foram enviadas para análise em laboratório também acreditado e reconhecido pela ERSAR.

A água proveniente deste sistema abastecia, em 2010, os concelhos de Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Tondela.

Entretanto, já em 2011 o sistema foi alargado ao Município de Mortágua, prevendo-se que em 2012 abasteça, igualmente, o Município de Tábua, passando a abranger uma população de cerca de 80.000 habitantes.

O investimento realizado na Barragem da Ribeira do Paúl, na ETA de Mosteiro das Fráguas, em novos reservatórios e nos 153 km de condutas adutoras, ascende a €39,7M.

Tendo iniciado a sua actividade em Maio de 1998, a ÁGUAS DO PLANALTO integra o universo de empresas concessionárias do Grupo AQUAPOR.