News

COVID-19: Aquapor aposta em tecnologia para monitorização de serviços essenciais em cenário de crise

Plataforma

Consciente da sua missão enquanto prestador de serviços públicos essenciais de abastecimento de água, drenagem de águas residuais domésticas e recolha de resíduos sólidos, o Grupo AQUAPOR decidiu monitorizar preventivamente e de forma centralizada, os recursos e as atividades desenvolvidas em todas as empresas que integram o Grupo neste período de crise associado ao COVID-19.


Com atividade geograficamente dispersa em mais de 50 municípios e com mais de 1000 colaboradores afetos, a decisão pela implementação de uma monitorização centralizada pressupunha um suporte célere, ágil e de fácil disseminação no cenário de exceção que vivemos hoje.


Foi neste enquadramento que o Grupo AQUAPOR aderiu ao programa “Esri Disaster Response Program” disponibilizado pela Esri Inc. que fornece soluções de fácil configuração em resposta ao COVID-19 assentes na plataforma ArcGIS Online, sem qualquer custo, durante 6 meses.


Assim, no âmbito deste programa, o Grupo AQUAPOR com o apoio da Esri Portugal desenvolveu uma plataforma de monitorização centralizada de um conjunto de informação associada aos recursos e aos serviços prestados, cuja análise permite planear e adequar a sua capacidade de intervenção e de resposta num cenário de evolução da COVID-19.


Na base desta plataforma, está a recolha de um conjunto de dados em tempo real, suportada em questionários simples (web), baseados na app Survey123, e preenchidos pelos responsáveis das equipas operacionais, cujo tratamento centralizado, complementado com a informação proveniente de outras origens, designadamente da DGS, permite identificar e avaliar as zonas com maior risco de intervenção. Complementarmente, é monitorizada a evolução da COVID-19 no seio da organização e as necessidades e dificuldades que urge suprir diariamente por via da implementação de medidas que permitam minimizar os riscos inerentes à prestação dos serviços essenciais.


Esta informação é partilhada com todas as empresas que integram o Grupo AQUAPOR através de Dashboards, garantindo-se a devida confidencialidade da informação de cada empresa, dada pela capacidade de identidade única e segura do ArcGIS.


Em cenário de crise, a plataforma desenvolvida foi uma aposta do Grupo AQUAPOR que vê, reconhece e potencia o poder da informação como pilar fundamental na gestão de recursos e serviços essenciais.