Notícias

AQUAPOR COM NOVA CONCESSÃO

Logo aq lu

A Aquapor e a Luságua constituíram a empresa LUSÁGUA LISBOA-Gestão de Águas, S.A., que venceu, através de concurso público, a concessão de exploração dos serviços de abastecimento de água e de recolha de águas residuais na área de jurisdição da APL - Administração do Porto de Lisboa.

A Concessão, atribuída por um período de 8 anos, tem por objeto a exploração e gestão dos serviços de abastecimento de água e de recolha e rejeição de águas residuais na área de jurisdição da APL (na zona compreendida entre Algés e a Matinha), incluindo a construção, reparação, renovação e melhoria de todas as instalações, infraestruturas e equipamentos que compõem os bens afetos à Concessão, bem como a recolha, transporte e encaminhamento adequado de águas residuais.

 

O Plano de Investimentos da Concessionária, para todo o período de Concessão, atinge cerca de 493 mil euros, a preços correntes. Do valor total do investimento referido, 86%, realiza-se durante os dois primeiros anos de Concessão. Além do mencionado Plano de Investimentos da Concessionária, a LUSÁGUA LISBOA-Gestão de Águas, S.A. irá realizar outros investimentos associados ao seu funcionamento corrente no valor de 136 mil euros.

 

A rede de distribuição de água é composta por 24 km de condutas e atualmente conta com cerca de 250 clientes. O sistema de saneamento tem cerca de 22 km de coletores, e as águas residuais são entregues para tratamento através das infraestruturas da Câmara Municipal de Lisboa ou da SIMTEJO.