Notícias

TERESA VENCE GREEN PROJECT AWARDS PORTUGAL 2012

Lus%c3%a1gua spheraa

O Consórcio Spheraa/Luságua, constituído pelas empresas Spheraa - Produção de Energia, Lda e Luságua - Serviços Ambientais, S.A. venceu ontem o primeiro prémio dos Green Project Awards Portugal 2012 na categoria Eficiência e Recursos, com o projeto TERESA - Turbina de Energia Renovável em Sistema de Abastecimento.

A TERESA é um projeto pioneiro na Península Ibérica e foi desenvolvido com o apoio da Associação de Municípios de Carvoeiro-Vouga e da sua concessionária Águas do Vouga, e ainda com a participação humana e financeira da Luságua (do Grupo Aquapor). A utilização do sistema TERESA nos sistemas de água pode permitir a produção de energia para autoconsumo das próprias instalações e aumentar significativamente a sustentabilidade ambiental e financeira dos mesmos. A produção iniciou-se de forma condicionada no início de 2011. Em 2012, atendendo aos excelentes resultados operacionais do ano anterior e à inexistência de problemas de funcionamento iniciou-se a produção sem restrições.

A instalação conta hoje com 85kW de potência instalada, prevendo-se a produção anual de 530.000 kW.h e evitando a produção anual de 200 ton. de CO2. O aproveitamento deste potencial e a otimização do processo de abastecimento de água permitem, hoje, produzir energia suficiente para fornecer uma aldeia com cerca de 150 habitações médias.

Na mesma categoria concorreram os projetos finalistas da SimTejo, da Águas do Douro e Paiva, da EDP Distribuição e IKEA Portugal.

Para as entidades galardoadas este prémio é um importante sinal de reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, um incentivo ao desenvolvimento de inovações adicionais e um estímulo ao processo de desenvolvimento e expansão deste conceito quer a nível nacional quer a nível internacional.