Historial
1987
Constituição da Luságua como operador privado de sistemas municipais de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.
1996
A Águas do Vouga é constituída em Abril para explorar e gerir o Sistema Regional do Carvoeiro, que abastece de água “em alta” os concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo e Murtosa.
1997
Depois de ter sido criada em 1996, a Águas do Lena assina o contrato de concessão do Sistema Municipal de Abastecimento de Água da Batalha.
Constituição da AQUAPOR como instrumento empresarial do Grupo Águas de Portugal, vocacionado para a participação nos mercados do abastecimento de água e do saneamento de águas residuais.
Início da actividade da Águas do Planalto, concessionária da Exploração e Gestão dos Serviços de Abastecimento e de Distribuição de Água dos Municípios de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela.
A Águas da Teja é constituída para gerir e explorar o Sistema de Captação, Tratamento e Distribuição de Água e do Sistema de Recolha, Tratamento e Rejeição de Efluentes do concelho de Trancoso.
A Águas do Sado inicia a sua actividade como concessionária do Sistema de Captação, Tratamento e Distribuição de Água para Consumo Público e do Sistema de Recolha, Tratamento e Rejeição de Efluentes do Concelho de Setúbal.
1998
Foi constituída a TRATAVE, concessionária do Sistema Integrado de Despoluição do Vale do Ave (SIDVA), mediante contrato assinado com a Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE).
1999
Constituição da Águas da Figueira como concessionária do Sistema Municipal de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais da Figueira da Foz.
2001
A Águas de Cascais iniciou a sua actividade como concessionária da gestão e exploração do Sistema Municipal de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais de Cascais.
Aquisição da totalidade do capital social da Luságua pela AQUAPOR.
AQUAPOR: Compra de uma participação de 24,5% pelo Grupo BPI e aumento de capital social para 6,6 milhões de euros.
Luságua ganha o concurso da Concessão do Sistema Municipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Município de Alcanena.
2002
Início da actividade da Águas de Gondomar como concessionária do Sistema Municipal de Captação, Tratamento e Distribuição de Água e de Recolha e Tratamento de Águas Residuais de Gondomar.
Certificação da ETAR de Alcanena com as normas de qualidade ISO 9001. Esta foi a primeira ETAR certificada em Portugal.
Acreditação do Laboratório da Luságua pelo IPQ de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025.
2003
Constituição da Águas de Alenquer como concessionária do Sistema Municipal de Abastecimento de Água e de Saneamento de Alenquer.
2004
Estrutura accionista da Aquapor sofre alteração. Águas de Portugal passa a deter 100% do capital da empresa.
2005
Início da concessão da exploração e gestão dos serviços públicos municipais de abastecimento de água e de saneamento do concelho de Marco de Canavezes, através da empresa Águas do Marco.
Certificação integrada em Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, atribuída pela APCER, à Aquapor e à Luságua no âmbito da “Prestação de Serviços de Gestão de Sistemas de Captação, Adução, Armazenamento, Tratamento, Distribuição de Água, e Recolha, Tratamento e Rejeição de Efluentes e Resíduos Sólidos”.
2006
Alienação do capital que detém na Águas do Marco.
Reestruturação das empresas Aquapor e Luságua.
2007
Celebração do 10º aniversário da Aquapor e 20º aniversário da Luságua.
2008
A alienação da Aquapor Serviços S.A. foi autorizada por despacho dos ministros do Ambiente e do ministro das Finanças.
Adjudicação Provisória do Concurso Público Internacional para a Concessão da Exploração e Gestão dos Sistemas Públicos de Distribuição de Águas e de Drenagem de Águas Residuais de Azambuja a Águas de Azambuja S.A. (Agrupamento de Empresas Aquapor/Ecobrejo).
Adjudicação Provisória do Concurso Público Internacional para a Concessão da Exploração e Gestão dos Serviços Públicos de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais de Cartaxo a Águas do Cartaxo S.A. (Agrupamento de Empresas Aquapor/Ecobrejo).
2009
Conclusão do processo de venda da Aquapor Serviços S.A. ao consórcio dst/ABB.
Início da actividade da Águas da Azambuja para gerir os Serviços Públicos de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais do Concelho de Azambuja.
2010
Apresentação, na China, de um conceito inovador no setor das águas intitulado “Ciclo Eficiente da Água”, que permite tornar a água que abastece as populações numa nova fonte de energia alternativa.
Água do Vouga recebe prémio de qualidade da água 2010. A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) premiou a qualidade da água que abastece a região de Aveiro.
Constituição da empresa AquaScallabis, para a aquisição de 49% das Águas de Santarém, através de concurso público.
2011
O Consórcio Spheraa / Luságua, anuncia o lançamento da primeira Turbina de Energia Renovável Em Sistema de Abastecimento (TERESA™), na China, de um conceito inovador no setor das águas intitulado “Ciclo Eficiente da Água”, que permite tornar a água que abastece as populações numa nova fonte de energia alternativa.
Constituída a empresa Visaqua, com o objectivo de se posicionar como operador de referência nas áreas do abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos em Moçambique.
2012
A Aquapor e a Luságua constituíram a empresa LUSÁGUA LISBOA-Gestão de Águas, S.A., que venceu, através de concurso público, a concessão de exploração dos serviços de abastecimento de água e de recolha de águas residuais na área de jurisdição da APL - Administração do Porto de Lisboa.
A Luságua, Serviços Ambientais, subscreveu o aumento de capital proposto pela Spheraa – empresa de sistemas de produção de hidroenergia em redes de abastecimento de água, potável e residual – passando a deter uma posição maioritária na empresa.
Também em 2012 a Aquapor constituiu a LUSAQIS com o objetivo de assumir a posição de empresa veículo nos investimentos associados ao processo de internacionalização no mercado angolano.
2015
Com o objetivo de reforçar a posição e aposta do Grupo no setor das concessões, a Aquapor aumenta a sua participação na empresa Águas da Figueira de 40 para 50%, por aquisição à EFACEC, ficando paritária com a AGS.
2016
A Aquapor venceu o concurso para a concessão dos serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais do Município de Vila Real de Santo António, para um período de 30 anos.
Também neste ano a Aquapor, em parceria com a TAWZEA, venceu o concurso para a Concessão dos serviços de distribuição de água para abastecimento, recolha e tratamento das águas residuais, distribuição de água industrial e gestão de pluviais nas cidades industriais de Jeddah 2 e Jeddah 3, na Arábia Saudita, lançado pela Saudi Industrial Property Authority (MODON), entidade responsável pelo desenvolvimento das cidades industriais em várias regiões do Reino da Arábia Saudita. O contrato abrange um período total de 25 anos.
2017
A Aquapor reforçou a sua participação na Águas de Cascais e na Cascais Sede Nova, através da aquisição de 7,04% do Capital de ambas as empresas, ficando assim a Aquapor com 50% em ambas.