Política QAS

 

POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA QUALIDADE, AMBIENTE E SEGURANÇA:

 

A AQUAPOR/LUSÁGUA está consciente da relevância do sector em que desenvolve a sua atividade e de como esta influi na qualidade de vida das populações, tanto ao nível dos sistemas de captação, tratamento, adução e distribuição de água potável como na recolha, transporte e tratamento de águas residuais e de resíduos sólidos e análises de águas.

 

Neste sentido, considera fundamental integrar as vertentes da gestão da qualidade, ambiente, segurança e saúde numa gestão global, que facilite a prossecução do objetivo de um desenvolvimento sustentável ao nível económico, financeiro, técnico, social e ambiental.

 

De igual modo, assumimos o compromisso para o cumprimento da legislação aplicável à nossa atividade, bem como todos os outros requisitos assumidos, nomeadamente normativos e contratuais.

 

As responsabilidades assumidas perante os seus Acionistas, Colaboradores, Clientes, Consumidores e Comunidade em geral implicam a adoção de uma estratégia de melhoria contínua da eficácia do seu Sistema de Gestão Integrado, na vertente da Qualidade, do Ambiente e da Saúde e Segurança, traduzindo-se num compromisso presente na atuação diária de todos os que constituem estas Organizações, consubstanciado nas ações seguidamente enunciadas:

 

1 | Clientes - No centro das nossas atenções

Melhorar continuamente os níveis de serviço ao Consumidor final, ao nível da garantia da qualidade da água fornecida e da redução das interrupções no abastecimento;

Desenvolver e melhorar o relacionamento com o Consumidor final, através da simplificação dos processos comerciais e do investimento em produtos/serviços alternativos, de acordo com as suas necessidades e expectativas;

Assegurar a sustentabilidade económica das Concessionárias, apoiando a gestão, promovendo o planeamento e concretizando os investimentos necessários;

Promover a comunicação interna e com os Clientes, Consumidores e Fornecedores, como meio de melhorar a eficiência das atividades desenvolvidas;

Otimizar a exploração dos sistemas de tratamento e descarga de águas residuais;

 

2 | Melhor ambiente, melhor qualidade de vida, melhor qualidade de serviço

Proceder a ações que promovam a utilização eficiente de recursos, a minimização e gestão adequada de resíduos e a prevenção da poluição;

Assumir a sensibilidade do meio envolvente e a necessidade de proteção dos recursos hídricos, orientando as suas atividades no sentido da minimização dos respetivos impactes, nomeadamente através do acompanhamento do progresso tecnológico e da aplicação de princípios de proteção do ambiente em todas as fases das suas atividades;

Definir objetivos e metas nestes domínios, enquadrados na estratégia definida, planear ações conducentes à sua concretização e medir e avaliar os resultados obtidos;

 

3 | Recursos Humanos – Valorização, Qualificação e Competência

Envolver todos os Colaboradores na melhoria contínua das suas atividades, fomentando uma orientação para o Cliente na perspetiva de satisfazer as suas expectativas, bem como a adoção de boas práticas ao nível ambiental e de segurança;

Proporcionar aos Colaboradores a motivação e a competência técnica e formação necessárias ao desempenho das suas funções, sensibilizando-os igualmente para as suas responsabilidades na proteção do ambiente e na segurança das suas atividades;

Proporcionar um ambiente de trabalho sem riscos para a segurança de pessoas e bens e que contribua para:

O comprometimento para a prevenção de lesões e afeções da saúde;

Divulgar a Política da Qualidade, Ambiente e Segurança a todos os Colaboradores e disponibilizá-la a Clientes, Consumidores, Fornecedores e Comunidade em geral.

 

A AQUAPOR/LUSÁGUA assume-se como Organização social e ambientalmente responsável, assumindo um compromisso de melhoria contínua das suas actividades, produtos e serviços, bem como, do seu desempenho ambiental e das condições de saúde e segurança, na perspectiva de contribuir para um desenvolvimento sustentável da Sociedade.